domingo, 4 de março de 2012

Um Mundo Brilhante de T. Greenwood

Sinopse - Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.



Um Mundo Brilhante - T. Greenwood
Pra começo de conversa, amei a capa desse livro, achei linda demais, mas não fiquei tão animada com a sinopse, até porque ela não dizia muita coisa da história. Comecei a ler sem pretensão nenhuma, confesso que até pensei em abandonar por uns dias, mas chega uma certa parte da história que é impossível largar.
Ben vive com sua noiva Sarah em  Flaggstaff, uma cidade onde neva sempre, e é isso que deixa Ben encantado com a cidade. Sarah e Ben vivem juntos há 8 anos, mas como tempo foram se afastando,mesmo morando juntos, talvez porque Ben tivesse aversão pela palavra CASAMENTO, talvez por terem ambições diferentes, talvez por não saber se ainda amava Sarah.
Ben é professor de História e trabalha à noite em um bar para completar a renda, e Sarah uma enfermeira dedicada ao que faz. Suas vidas estavam em uma fase em que tudo era marasmo ou birras, mas o que os dois não esperavam era acordarem em uma manhã com um corpo de um garoto indígena na calçada de sua casa. E é aí que começa o drama todo, pois Ben acaba se envolvendo nessa história de corpo e alma. Parece que ele quer partilhar a dor que sente pela perda de sua irmã quando era criança com a perda da irmã do garoto, o que fez com que se aproximassem, mas em meio a tudo isso, Sarah se descobre grávida. O livro é permeada por grandes dúvidas da parte de Ben, que é um pesonagem sofrido, mas ao mesmo tempo indeciso do que fazer da sua vida. Quando conhece Shadi Begay, a irmã do menino morto, Ben fica ainda mais confuso quanto a seu relacionamento com sua noiva.
As escolhas que fazemos afetam os que nos rodeiam de uma forma a qual nunca esperamos e muito menos imaginamos. Fiquei completamente chocada com esse livro. Fico me perguntando se há perdão para certas coisas, e se eu aceitaria uma pessoa comigo que não estivesse completa ao meu lado, que estivesse só de corpo presente, mas sua cabeça em outro lugar. A gente é egoísta muitas vezes, querendo que a pessoa que amamos seja nossa, exclusivamente, mas a que preço? Será que estar com essa pessoa sem ela estar alí por inteiro trará felicidade, ou apenas uma felicidade aparente? 
Vale a leitura, pois ficamos a refletir se os segredos mais doídos que guardamos não seriam aqueles que libertariam nossa felicidade!

"Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora do seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente. E quanto mais você se esforça para tentar contê-los, para tentar escondê-los, mais se esforçam para escapar." Pág. 285.
 
Promoção
Quer ganhar um exemplar de Um mundo brilhante e,assim como eu, se encantar com a história? É fácil: basta ser seguidor do blog e preencher o formulário AQUI
Se quiser mais chances, é só twittar a seguinte frase:
Encontrarei Um mundo brilhante com a @tatimenna e a @Novo_Conceito http://migre.me/8bbxJ


Mas cuidado com o spam, só é permitido divulgar uma vez a cada hora (ou seja, a cada novo tuíte, você preenche o formulário de novo). Promoção válida até 31de março.
Participem!
beijooos

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também lendo a sinopse não fiquei animada mas isso pode mudar rsrs.Gostei da resenha.Participando.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Eu estou super ansiosa para ler esse livro, Tati. Desde o momento em que pus meus olhos nessa capa e a história parece ser realmente muito boa!
    O fato de haver neve já me deixou saltitante, afinal com esse calor insuportável não seria nada mal me 'refrescar' nessa leitura.
    A história parece bem reflexiva e até com um toque de suspense, confesso que me interessei muito pela história de professor e pelas descobertas e mudanças que a vida está lhe proporcionando.

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...