sábado, 4 de agosto de 2012

A filha da minha mãe e Eu de Maria Fernanda Guerreiro

Sinopse - A Filha da Minha Mãe e Eu - Mesmo quem nos ama às vezes não consegue ver quem realmente somos 

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um. 



Fiquei com esse livro na minha estante um tempo até resolver lê-lo. Esse é um daqueles livros que tem que ter hora e momento para ler, e não é todo mundo que irá gostar como eu gostei, mas sim aqueles que conseguirem se identificar de alguma forma com a história,seja como mãe, seja como filha. Eu li em uma época em que andei me questionando sobre o tempo com as minhas filhas e a difícil arte de educar crianças. O que posso dizer? Tirei várias lições valiosas deste livro!

Quem nunca se sentiu preterido em relação a um irmão, em algum momento de sua vida, mesmo que seja só um pouquinho? 
E é mais ou menos assim que começa a história de Mariana e sua mãe. Mariana se descobre grávida logo no início do livro, e o que mais a angustia é imaginar se sua relação com seu filho será conturbada como a que teve durante toda a sua vida com sua mãe Helena. Mariana é a narradora de sua própria história, contando sua história desde os 5 anos de idade,  quando começou a perceber que seu irmão era mais paparicado pela mãe. Seu único irmão, Guga, é muito próximo de Mariana, os dois fazem tudo juntos. Criados por um pai amável e uma mãe totalmente fechada, os dois acabam se aproximando mais do pai, principalmente Mariana, já que se sentia excluída pela mãe. A história passa por todas as fases de Mariana: infância, adolescência, sua ida para a faculdade, a descoberta do amor, problemas familiares e como as duas vão lidando com tudo isso ao longo dos anos.
É uma história linda,e ao mesmo tempo sofrida, pois nos colocamos no lugar de Mariana e também no lugar da mãe,que muitas vezes tentando dar o melhor de si erra e faz a filha sofrer. Muitos conflitos são abordados neste livros de uma forma leve e delicada, envolvendo o leitor, emocionalmente, do início ao fim da narrativa 
A autora fez  um trabalho primoroso, trabalho este que traz uma reflexão sobre a importância da família como um todo. Recomendado para mães e filhas, este livro faz com que entendamos que nem todas as pessoas são iguais, muito menos como as idealizamos.
Leiam e depois me contem o que acharam! =)
beijooos
Tati

5 comentários:

  1. Oi Tati!
    Eu não consegui gostar do livro. Achei a narrativa confusa e contraditória e a própria Mariana é uma personagem difícil de engolir. E olha que passei muito tempo por uma situação como a dela, de não ter uma proximidade com minha mãe.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Janine! Pra ver como cada um tem uma leitura, né... rsrs eu adorei eme emocionei em vários momentos da leitura! adorei a visita! beijos

    ResponderExcluir
  3. Para muitas pessoas livros sobre relacionamento entre mãe e filha podem ser muito dolorosos, eu felizmente tive uma excelente relação com a minha mãe e gosto muito de livros sobre relacionamentos familiares, então acho que gostaria muito de ler esse livro em particular.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tati!

    Ainda não pude lê-lo, mas agora fiquei um pouco mais interessada na leitura. Eu particularmente já tenho diversos problemas familiares, mas as vezes é necessários enxergarmos a nossa vida como um telespectador para entender e refletir sobre isso. Estou esperando o "momento certo" para que essa leitura seja tão boa quanto foi para ti. :D

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tati amei sua resenha, ela me deu vontade de ler o livro para tirar minha opinião, já que a sua e a da Nine são contrárias.

    Beijoaks elis

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...