quarta-feira, 25 de abril de 2012

O melhor de mim de Nicholas Sparks

O Melhor de Mim - O Primeiro Amor Deixa Marcas Para a Vida Inteira 

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Surtei quando vi que mais um livro do Nicholas Sparks iria ser lançado no Brasil, e fiquei mais feliz ainda ao ser lançado pela Arqueiro, a nova parceira do Reader! 
Para mim, Nicholas é sempre Nicholas. Tem gente que não curte, por ser dramalhão misturado com romance daqueles bem melosos, que fazem a gente desidratar de tanto chorar, mas eu sou apaixonada pela escrita deste autor, que sempre me deixa algo a refletir sobre a vida e sobre o amor!

Dessa vez a história é sobre Amanda Collier e Dawson Cole, dois jovens que se conheceram na década de 80 e se apaixonaram perdidamente. Porém como Dawson era de uma família de bandidos, os pais de Amanda não aceitava seu namoro, tentando convencer a filha de que o melhor era abandonar Cole e ir para uma universidade longe de Oriental, cidade onde moravam. Eles lutam e tentam enfrentar a todos, mas chega um momento em que acabam cedendo e se separam. Dawson permanece em Oriental e Amanda acaba por ir para a Universidade, longe de sua cidade natal. 
Amanda e Dawson tocam sua vida, cada um à sua maneira, mas Cole é quem fica com a pior fatia, pois após atropelar e matar, por acidente, o único médico da cidade, Dawson passa 4 anos de sua vida na prisão, enquanto Amanda se forma e se casa logo em seguida.
Vinte e cinco anos depois, o casal se encontra na cidadezinha em que se apaixonaram, mas agora no velório do amigo em comum Tuck, dono da casa onde foi o palco de seus encontros na adolescência. É nesse final de semana de tristeza pela morte do amigo e de sentimentos aflorados pelo reencontro que a história dos dois dá uma guinada inesperada... Amanda fica dividida entre o compromisso com os três filhos e o casamento que está em crise e o amor que ainda sente por Dawson, e ele percebe que mesmo após todo esse tempo ainda ama a menina, agora mulher que está à sua frente. 
A partir desse encontro o destino reserva surpresas inesperadas e mudanças bruscas na vida de Amanda e Dawson.

Dawson é um personagem apaixonante, do início ao fim da história, pois está sempre ajudando os outros sem querer nada em troca. Além disso, um homem apaixonada que apesar do tempo e da distância, manteve seu amor guardado no peito, sem nunca esquecê-lo ou traí-lo.
Amanda é uma mulher de fibra, que passou por muitas coisas em sua vida, a começar pelo afastamento de seu  grande amor e mais tarde de uma filha, além de outras coisas. Um verdadeiro exemplo de superação e crescimento.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que faz com que consigamos penetrar na cabeça e no coração das personagens, conhecendo seus verdadeiros sentimentos.

"Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo."
Pág. 185

Amei o livro, me emocionei com o desfecho da história, completamente inesperado por mim, e totalmente diferente dos romances convencionais.  Acredito que as escolhas que fazemos podem mudar o rumo de nossas vidas, por menores que estas mudanças sejam!
Totalmente recomendado sempre! Leiam, leiam, leiam, e depois me contem se concordam comigo!
Beijos
Tati

 

6 comentários:

  1. sei lá , não amei esse livro , é bom , mas tem uma coisa que parece que o autor sempre faz a mesma história ,mas deve ser lido! Sua resenha está bem legal tati

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei o quote que escolheu, só por ele já da vontade ter o livro pra ler....e realmente concordo com você Nicholas é sempre Nicholas...e eu me apaixonei pela escrita do autor...\o/...adorei a resenha tati...beijoaks elis

    ResponderExcluir
  3. Oii Tati =)
    Primeira vez que comento no seu blog, rs.

    Sabe, tenho dois livros do Nicholas e não tive coragem de lê-los. Digamos que eu nunca gostei de romances, principalmente melosos e chororos...
    Ano passado comecei a ler romances, aos poucos, estou começando a me acostumar com as melosidades e estórias sem fantasia, terror, suspense e mortes, rs.
    Ainda vou esperar até estar "psicologicamente" preparada, em um momento que eu esteja mais romantica, mais melosa pra já engatar o livro.

    Well, gostei da resenha e do jeito que você se expressa. O livro parece ser interessante, o que mais me chamou atenção foi o cara matar o único médico /euri e daquela intriguinha da mulher não saber se trai o marido e filhos pelo antigo amor.
    De fato, não consigo me atrair por romances perfeitinhos, heuehuheu.


    Ahhh, tenho um marcador pra ti que fiz a sééculos atrás, quando teve um encontro de Skoobers que você ia ir (e não foi) e eu tinha feito marcadores para todas as blogueiras.
    Quando te encontrar pessoalmente te entrego ele =P


    Beijoos
    Le Molon
    Animus Book

    ResponderExcluir
  4. OI,obrigada por seguir meu blog, já estou seguindo o seu
    Comprei esse livro mas ainda não consegui ler,mas acho que vou gostar,sou fã do Nicholas


    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e estou super ansiosa adoro Nicolas Sparks e acho que vou super curtir este livro dele parece ser um romance lindooo...outro que estou super afim de ler e o um homem de sorte tu viu que logo vai sair filme tambem...preciso ler urgente...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha.
    Não li ainda mais né, como vc disse, Nicholas é Nicholas.Tbm a Arqueiro é nova parcera do blog e já pedi o livro para resenha.
    Adorei aqui.
    Sucesso pro blog :)
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...